Total de visualizações de página

sexta-feira, 1 de março de 2013

INÍCIO DE CONVERSA

Durante todo esse tempo que pesquiso o futebol brasileiro (lá se vão mais de 40 anos!), por algumas vezes indaguei: quando é que vou conhecer pessoalmente o amigo pesquisador que me ajudou a acabar, via internet, telefone ou mesmo correspondência, com uma determinada dúvida existente no meu arquivo? Ou que o tornou mais rico e completo?
Foram poucas as oportunidades que tive de conhecê-los pessoalmente. O corrido dia-a-dia de todos nós sempre dificultou bastante. Em condições normais de clima e temperatura, foi aproveitando uma brecha entre umas férias e outra, quando coincidia de ser numa cidade onde tivesse um amigo pesquisador de muito tempo! Ainda assim, na maioria das vezes, não pude concretizar esse desejo!
No último mês de janeiro, em Maceió (AL), tive a satisfação e o privilégio de conhecer pessoalmente o amigo de longos anos Lauthenay Perdigão e o seu excelente e bem cuidado Museu dos Esportes. Que lugar maravilhoso!
Amigo de longos anos que não conhecia pessoalmente! Havia conversado muito com ele por telefone mas não o conhecia! Tenho comigo vários livros dele!
Recentemente, por muito pouco não pude conhecer pessoalmente o amigo João Batista Lopes, de Porto Alegre, que esteve em Brasília a serviço. Como ele mesmo disse, não faltará oportunidade. Confesso que fiquei imaginando como seria localizá-lo em uma multidão de pessoas num hall qualquer de um hotel.
O João é de um Estado, o Rio Grande do Sul, que provavelmente reúne o maior número de pesquisadores do futebol brasileiro. Até encontro anual eles realizam!
No Ceará também tem um grupo de pesquisadores, dos quais conheço alguns, que também estão sempre confraternizando.
Tem o pessoal do Memofut em São Paulo, que amanhã estará realizando a sua 43ª Reunião, cuja agenda inclui, entre outras atrações, a Memorabilia Futebolística, quando os participantes podem levar algum livro, artigo ou objeto antigo ligado ao futebol.
Aqui em Brasília temos um bom grupo de amigos pesquisadores, aos quais procuro encontrar sempre que se torna possível, para um bate-papo ou mesmo um empréstimo de livro ou revista especializados em futebol.
E o número de amigos pesquisadores que não conheço não pararia de crescer se a viagem continuasse Brasil afora.
Antes mesmo do surgimento da internet (que tornou possível uma diminuição de distâncias em um país de dimensões continentais), mantive contato com alguns amigos pesquisadores por mais de 20 anos. Alguns deles são do tempo em que tentei criar uma associação de pesquisadores do futebol. Alguns pude conhecer pessoalmente, a maioria não. Até hoje não conheço pessoalmente o Júlio Bovi Diogo, José Luiz Tavares Maciel e Adalberto Jorge Klüser, só para citar alguns, que são deste tempo!
Alguns deles (foram cerca de cem), são do tempo em que circulou o Jornal do Futebol, que editei de março de 1992 a abril de 2000, em alguns anos com a intervenção do amigo Adalberto.
Alguns passei a “conhecer” via facebook. Outros somente através do velho e bom telefone. Mais alguns via e-mail.
Mas, tomado ainda de um certo saudosismo pensei: Porque não ter o nosso próprio espaço? Porque não tentar reuni-los, nem que seja de forma virtual, em um mesmo local? Porque não tornar possível que todos os outros conheçam um pouco mais do trabalho que cada um vem realizando? Porque não conhecer o acervo de cada um, como foi possível constituí-lo? Porque não contar para todos as diabruras e sacrifícios que cada um já fez para conseguir uma obra rara ou mesmo uma coleção! Quantas foram as idas ao sebo? Quantas foram as viagens aos centros de documentação dos jornais espalhados por este Brasil?
Estou tentando fazer isso ao criar esse blog que tratará especificamente dos pesquisadores, historiadores, pessoas ou entidades que colaboram com a preservação da história do futebol no Brasil e no mundo.
Pessoas que, por hobby, arquivam material sobre o futebol e acabam por servir de referência para outros amantes da bola.
Justamente por depender da participação de todos é que não sei dizer com precisão como será a sua manutenção/atualização.
Sintam-se em casa!

Um comentário:

  1. Meu amigo Zé Ricardo,

    Seu blog está muito bom.
    Continue mostrando ao mundo as coisas interessantes dos nossos (inclusive você) pesquisadores e as histórias do passado para a geração do presente.
    Estou torcendo pelo seu sucesso.

    ResponderExcluir