Total de visualizações de página

sábado, 2 de março de 2013

MUSEUS & MEMORIAIS: MEMORIAL HERMÍNIO BITTENCOURT

 

No dia 15 de setembro de 1903, nasceu o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. São quase 110 anos de história, títulos, sangue, suor, raça e milhões de torcedores espalhados pelo Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo.
Quando iria completar 80 anos de vida, o Grêmio estava prestes a conquistar a América e o Mundo. Era de suma importância que uma instituição desta grandeza se preparasse para preservar a sua memória. Atento a esta necessidade, o presidente Fábio Koff criou a Comissão Organizadora do Museu do Grêmio.
Foram nomeados três conselheiros que se provaram fundamentais para a realização e evolução do projeto: Hermínio Bittencourt, Henrique Amábile Filho e Ema Facchin Coelho de Souza. O trabalho pioneiro desta comissão foi responsável através dos anos pela criação de um dos mais importantes museus esportivos do país.
 
 
A criação da Sala de Troféus foi a primeira etapa da formação do Memorial tricolor. Enquanto eram restaurados os troféus e organizados por esporte e ordem cronológica, foi montada a estrutura para a exposição. Coube ao presidente Alberto Galia inaugurá-la, no dia 11 de dezembro de 1984, com 1.537 peças expostas. O evento fez parte das comemorações de um ano da Conquista do Mundial Interclubes.
 
 

A próxima etapa do projeto contemplou a organização de um extenso acervo de objetos e a criação de painéis contando a história do Grêmio, o que, em conjunto com a Sala de Troféus, compôs um resgate completo da memória tricolor. Assim, no dia 11 de dezembro de 1988, o presidente Paulo Odone Chaves de Araújo Ribeiro inaugurou o Museu Histórico.


Em março de 1998, na gestão do presidente Luiz Carlos Silveira Martins o Museu iniciou uma renovação que incluiu a reformulação do espaço fotográfico. A etapa derradeira que concluiu o Memorial começou em agosto de 1999, durante a administração de José Alberto Guerreiro. O Museu foi fechado à visitação pública para que uma grande reforma fosse executada, mantendo-se as atividades internas de pesquisa e arquivamento. O patrimônio foi realocado para outra área do estádio, e durante os cinco anos seguintes a obra foi concretizada, para ser reinaugurada sob sua nova forma.
O Memorial Hermínio Bittencourt foi reaberto pelo presidente Flávio Obino, no dia 19 de setembro de 2004, em comemoração ao Cinqüentenário do Estádio Olímpico. A estrutura anterior foi ampliada e transformada em um ambiente moderno, capaz de apresentar aos torcedores um panorama dos fatos mais marcantes da memória do clube.
Bem mais do que resgatar e preservar a história, o Memorial passou a ser uma das faces do clube, um lugar onde a relação com o torcedor se alimenta e cresce, onde a história é contada às novas gerações.
Diariamente, ele recebe excursões, colégios, faculdades, pessoas de todo o mundo. Nos dias de jogos, a torcida aproveita a vinda ao estádio para relembrar as grandes conquistas do clube. É um dos museus mais significativos do Brasil, atingindo a média mensal de 10 mil visitantes.
Seu acervo reúne hoje, 2700 troféus (entre expostos e armazenados), do futebol e de esportes olímpicos. Além de painéis e vídeos que contam a história desde a fundação, uniformes, bandeiras, bolas, chuteiras e os mais diversos objetos e documentos históricos, além de terminais multimídia onde o visitante pode fazer um passeio virtual pelo passado e presente do Imortal Tricolor.
Hermínio Fernandes Bittencourt, o “Tio Bitenca” (como era chamado carinhosamente), entre várias funções desempenhadas no clube, foi presidente do Grêmio no ano da conquista do hexacampeonato estadual, em 1968. Sempre querido por todos, ele é lembrado por sua gentileza e respeitado como um dos mais dedicados gremistas. Grande Benemérito, o Memorial foi batizado em sua homenagem.


O NOVO MEMORIAL NA ARENA

No final da manhã de 19 de dezembro de 2012, o Grêmio inaugurou oficialmente seu novo Memorial Hermínio Bittencourt na Arena. O espaço, projetado pela empresa inglesa Muse – Museums & Expos, fará parte do tour da Arena. O presidente Paulo Odone, em um dos últimos atos do seu mandato, descerrou a placa de inauguração ao lado do presidente da Grêmio Empreendimentos, Eduardo Antonini; da diretora do Memorial, Ema Coelho de Souza; do executivo da Muse & Mather, Emilio Roca, e dos representantes da OAS.
Foi inaugurada a primeira fase do projeto que contempla a sala de troféus, experiência imersiva e exposição temporária de como ficará o Museu quando todas as fases estiverem concluídas.

 
 
Ema Coelho de Souza, diretora do Memorial, agradeceu a forma como o clube lida com sua história e lembrou que foi na primeira gestão de Paulo Odone, no final da década de 1980, que o Grêmio inaugurou seu primeiro museu: “Antes tínhamos apenas uma salinha de troféus, mas o presidente Paulo Odone soube entender a importância de preservarmos nosso acervo, investindo na história do Grêmio”, destacou.
O catalão Emilio Roca, executivo da Muse & Mather e responsável pela construção do Espaço, comparou o sentimento de orgulho da torcida do Grêmio ao povo catalão, que preserva suas raízes e sua cultura.
O que mais chamou a atenção dos convidados foi a “experiência imersiva”, um espaço amplo onde parte da história do clube é reproduzida numa parede de 360 graus mesclando imagens e som, fazendo com que o espectador se sinta parte da história, revivendo a emoção de grandes conquistas, com narrações inesquecíveis.
Além disso, existem setores específicos de cada conquista com troféus, vídeos e painéis interativos reproduzindo os títulos estaduais, nacionais e mundiais. Do lado de fora do Memorial, na esplanada, já foi montada a nova Calçada da Fama, com a colocação dos blocos de cimento retirados do Olímpico contendo as marcas dos pés e mãos dos maiores ídolos da história do clube.

Faça um tour virtual clicando no endereço abaixo:

http://www.gremio.net/tour/

Nenhum comentário:

Postar um comentário