Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de março de 2013

MUSEUS & MEMORIAIS: O Memorial Treze de Maio, do Vitória

 

O Esporte Clube Vitória, de Salvador (BA), inaugurou no dia 1º de junho de 2012 o “Memorial Treze de Maio”, um espaço que traz em seu nome o dia e o mês da data de fundação do clube rubro-negro baiano.
Localizado no Estádio Manoel Barradas, o Barradão, o memorial foi concebido em parceria com a Brahma e terá exposição das conquistas do Vitória em seus 113 anos de história, com troféus e faixas dos títulos, camisas, galeria dos presidentes, além de exibir também taças levantadas pelo rubro-negro baiano no voleibol, pólo aquático, remo e nas divisões de base do clube.

 
Nesse espaço a história do Vitória será contada de diversas maneiras. Textos, vídeos e aplicativos em tablets ajudam o torcedor a conhecer um pouco mais da tradição centenária da equipe.
Dos irmãos Artur e Artêmio Valente a Alexi Portela. Dos craques Quarentinha, Petkovic e Bebeto ao artilheiro do Brasil, Neto Baiano. Tudo isso poderá ser encontrado no memorial.
O memorial foi a maneira que o Vitória encontrou para reverenciar os seus feitos.



O Vitória é um dos clubes mais antigos do Brasil. Foi fundado em 13 de maio de 1899, pelos irmãos Artêmio e Arthur Valente e mais 17 amigos no Corredor da Vitória, como Club de Cricket Vitória. Eles buscavam alternativa para pode praticar o cricket – esporte da moda na época -, já que os brasileiros eram proibidos de atuar nos clubes existentes.
O Vitória pode se orgulhar de ser um dos responsáveis pela inserção de diversos esportes na comunidade baiana. Além de permitir o jogo do cricket aos brasileiros, o clube logo iniciou a prática da natação, remo, atletismo e o futebol (adotado em 1902). Esses novos esportes fizeram com que o clube mudasse o nome para Sport Club Victoria.
 

No futebol, hoje carro chefe do Vitória, a primeira conquista foi no Campeonato Baiano de 1908. No ano seguinte, o primeiro bicampeonato estadual da história do rubro-negro.
Toda essa história pode ser vista e tocada no Memorial Treze de Maio.
Os visitantes podem conferir a história do Vitória, além de assistir aos jogos mais importantes do time.
O memorial funciona de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas e durante os jogos do Vitória. Ele fica anexo a
nexo à loja “Planeta Vitória”, localizada na entrada do Barradão.

Um comentário: