Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de abril de 2013

PESQUISANDO NO CÉU: ROCHA NETTO

 
Rocha Netto em novembro de 2000
 
 
Delphim Ferreira da Rocha Netto, carinhosamente conhecido como Rocha Netto, nasceu no dia 9 de junho de 1913, na cidade de Itu (SP), filho de Francisco Nazareth Rocha e Eufrosina de Mello Rocha.
Foi casado com a Sra. Yara Moreira Freire da Rocha, com quem teve três filhos: Weimar Freire da Rocha, José Carlos Freire da Rocha e Delfim Sérgio Freire da Rocha.
Foi para Piracicaba (SP) em 1919. Iniciou os primeiros passos na imprensa esportiva piracicabana em 1930, como colaborador do Jornal de Piracicaba. Em 1933, transferiu-se para São Paulo e tornou-se representante junto à imprensa paulistana da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” e do Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.
Nesse período, divulgou o nome de Piracicaba nos principais jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em Piracicaba, foi correspondente dos veículos Diários Associados, Rádio Pan-Americana e A Gazeta Esportiva, além de redator da revista carioca Sport Ilustrado.
Escreveu dois livros sobre o alvinegro piracicabano, intitulados “A História do XV”, nos quais resgata a trajetória do clube desde a sua criação, no ano de 1913, até a década de 90.
Rocha Netto foi o maior propagador do XV de Novembro de Piracicaba. Possuidor do maior e mais completo arquivo esportivo, o qual contém cerca de 50 mil fotos, além de jornais, revistas , livros, reportagens e publicações nacionais e internacionais sobre futebol , onde o XV tinha espaço e destaque especial.
Em abril de 2002, Rocha Netto jornalista doou seu acervo à Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Considerado um dos mais completos sobre futebol brasileiro, o arquivo é fonte de pesquisa para estudantes, jornalistas, historiadores, esportistas e demais interessados.
Foi Presidente de Honra do Esporte Clube XV de Novembro e da Associação Atlética Acadêmica "Luiz de Queiroz", membro do Panathlon Club Piracicaba. Além de quinzista "roxo" era também são paulino.
Possuía uma invejável memória esportiva com dados estatísticos de jogos e gols memoráveis.
Possuía grande amor e dedicação pela Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ), como também da gloriosa Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) onde também era muito estimado e reconhecido, sendo anualmente homenageado pelos alunos nas formaturas da ESALQ.
Se tornou "Cidadão Piracicabano" em 1967.
Faleceu em Piracicaba no dia 23 de agosto de 2003, aos 90 anos de idade. Com sua figura humilde e simpática, Rocha Netto tornou-se referência nos meios esportivos, sendo um ícone do XV de Novembro de Piracicaba.
Após sua morte, recebeu mais duas homenagens.

A primeira, o “Prêmio Rocha Netto de Esporte”, criado pelo Decreto Legislativo 21/2004, de autoria do vereador João Manoel dos Santos (PTB), e que é promovido anualmente pela Câmara em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, o Panathlon Club e a Acesep (Associação dos Clubes Sociais e Esportivos de Piracicaba). O prêmio é dividido em duas categorias, uma para o esporte individual e outra para o coletivo. O objetivo principal deste decreto é incentivar, reconhecer e valorizar os profissionais do esporte que trabalham na cidade de Piracicaba.
A segunda homenagem aconteceu no dia 24 de março de 2012, em uma solenidade que oficializou a denominação do “Parque de Esportes e Lazer Delphim Ferreira da Rocha Netto”, localizada entre os bairros Cecap/Eldorado. A propositura foi da ex-vereadora Aparecida Gregolin Abe, conforme lei nº 5.521/2004, por meio da iniciativa da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam)
Para conhecerem melhor Rocha Netto, eis alguns vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=EFWaSgODlRM

http://www.youtube.com/watch?v=YpUG98zlaIA

http://www.youtube.com/watch?v=Y133YCAqMjA

http://www.youtube.com/watch?v=tkwE3zodZp4

Um comentário:

  1. Expecional historiador. Tive a honra de trabalhar ao seu lado em A Gazeta Esportiva.

    ResponderExcluir